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[Lista] Perícias

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Mensagem por Tigre em Qua Maio 09, 2018 1:11 pm

INTRODUÇÃO

As perícias são, em geral, conhecimentos adicionais aos personagens, que funcionam como habilidades complementares e que trazem maior realismo.

Toda perícia é dividida em níveis de domínio, que são os seguintes:

  1. Básico: seu conhecimento desta perícia é baixo (25%), sabendo apenas o básico dela, mas já conseguindo se virar um pouco;
  2. Intermediário: seu conhecimento desta perícia é médio (50%), o que mostra que já se tem certa experiência nela, ainda que haja risco de falha;
  3. Avançado: seu conhecimento desta perícia é alto (75%), mas já é o suficiente para você ser reconhecido como um dos bastiões desta perícia. Seu nível de falha é baixo. Para subir uma perícia ao nível avançado, precisará ter, pelo menos, duas no nível intermediário;
  4. Extremo: seu conhecimento desta perícia é total (100%), e simplesmente não há o que dizer sobre suas contribuições nesta área. Sua referência é plena, e seu risco de falha é praticamente nulo. Para subir uma perícia ao nível extremo, precisará ter, pelo menos, duas no nível avançado;


Cada nível de domínio custa um ponto de perícia. A aquisição de novas perícias também custa um ponto, e a nova perícia é adicionada no nível de domínio básico.

No ato de criação da ficha, há algumas diferenças a serem consideradas:

  • Se o personagem for desperto, terá direito a duas perícias de nível de domínio básico e uma de nível de domínio intermediário se for adulto; se for adolescente, terá direito apenas a duas perícias de domínio básico.
  • Se o personagem for humano, terá o direito de ter quatro perícias com nível de domínio básico e uma com nível de domínio intermediário se for adulto; se for adolescente, terá direito apenas a quatro perícias de nível básico.
  • Se o personagem for de outras raças, deve-se seguir o que foi estabelecido aos despertos.


Sempre que o personagem evoluir, ele receberá um ponto de perícia, que pode usar da forma que quiser.

FAQ:
► Posso trocar uma perícia após ter pego?
Não. A única forma de trocar perícias é resetando o personagem.

► Posso subir mais de um nível de uma vez na perícia?
Não. A evolução deve ser feita nível por nível.

► Não achei a perícia que quero. O que eu faço?
Você pode sugerir a nova perícia no tópico de sugestões.

► Há outras formas de ganhar perícias?
Sim, você tem a chance de ganhar perícias em eventos.


Última edição por Tigre em Ter Jun 12, 2018 3:39 pm, editado 1 vez(es)
Tigre

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Mensagem por Tigre em Qua Maio 09, 2018 1:38 pm

LISTA DE PERÍCIAS


  • Perícias de Movimentação

    • Acrobacia: o personagem detém habilidades acrobáticas, podendo fazer uso de cambalhotas, saltos e outras movimentações acrobáticas.

    • Amortecer Quedas: o personagem "sabe cair", evitando se ferir muito na queda.

    • Arrombamento: o personagem é capaz de abrir trancas e fechaduras.

    • Camuflagem: o personagem é capaz de camuflar-se, se misturando ao ambiente.

    • Corrida: o personagem conhece as técnicas ideais de corrida, podendo ser corridas de curta e longa distância.

    • Equilíbrio: o personagem possui um grande senso de equilíbrio, mantendo-se de pé nas situações de combate e em pontos de movimentação dificultosa.

    • Escalada: o personagem possui habilidades de escalada, conseguindo escalar paredes, montanhas, etc.

    • Escapismo: o personagem consegue escapar de algemas, prisões, entre outras coisas.

    • Furtividade: o personagem é capaz de efetuar movimentações furtivas, podendo efetuar aproximações sem ser detectado.

    • Ladinagem: o personagem detém capacidades de furtar objetos e ocultá-los em seu corpo (ou em outros locais).

    • Natação: o personagem possui habilidades de nado, conseguindo nadar em curtas e longas distâncias.

    • Parkour: o personagem possui habilidades de parkour, podendo efetuar saltos e cambalhotas em ambientes urbanos.

    • Prestidigitação: você pode fazer truques com pequenos objetos, fazendo sumir moedas, lenços e cartas de baralho como se fosse mágica.

    • Rastreio: o personagem é capaz de rastrear seus alvos.




  • Perícias de Combate

    • Agarramento: o personagem detém técnicas de agarramento e imobilização de oponentes.

    • Artes Marciais: o personagem tem conhecimentos de artes marciais, devendo escolher entre: Capoeira, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Krav Maga, Kung Fu, Luta Livre, Muay Thai, Taekwondo ou Tai Chi. Pode indicar outra luta.

    • Bloqueio: o personagem possui técnicas de bloqueio, podendo impedir ataques físicos contra si.

    • Combate Corpo-a-Corpo: o personagem consegue efetuar combates um contra um, no corpo-a-corpo direto.

    • Estrategia: o personagem consegue desenvolver estrategias de combate, conseguindo vantagens na luta.

    • Golpe Baixo: o personagem conhece locais ideais para aplicar golpes baixos.

    • Luta às Cegas: o personagem consegue lutar mesmo que tenha a visão comprometida de alguma forma.

    • Luta de Rua: o personagem consegue lutar sem técnicas rebuscadas, apenas num festival de socos e chutes.

    • Oportunista: o personagem consegue aproveitar as oportunidades pra atacar.

    • Tática: o personagem possui tática de combate, demonstrando treinamento.




  • Perícias de Armas

    • Arma de Fogo: o personagem possui treinamento com armas de fogo, devendo escolher entre: Armas Experimentais, Armas Pesadas, Escopetas, Espingardas, Lança-Granadas, Metralhadoras, Pistolas, Revólveres, Rifles ou Sub-Metralhadoras. Lembre-se de indicar na perícia qual é a arma em que o personagem detém a perícia.

    • Arma Branca: o personagem possui treinamento com armas brancas, devendo escolher entre: adagas, bastões, chicotes, machados, maças, manguais ou martelos. Espadas, Lanças, Arcos e Balestras/Bestas possuem suas perícias separadas. Lembre-se de especificar qual arma branca.

    • Arquearia: o personagem é um arqueiro, possuindo habilidades com arco e flecha.

    • Besteiro: o personagem sabe manusear uma besta/balestra.

    • Duas Armas: o personagem é capaz de, em combate, usar duas armas.

    • Escudos: o personagem é capaz de usar escudos, seja de forma defensiva, seja de forma ofensiva.

    • Espadachim: o personagem detém habilidades de combate com a espada.

    • Lancearia: o personagem tem habilidades no uso de lanças como armas.

    • Mira: o personagem é capaz de mirar no uso de armas.




  • Perícias de Conhecimentos

    • Adestramento: o personagem é capaz de adestrar algum tipo de animal específico.

    • Atuação: o personagem sabe atuar, podendo demonstrar sentimentos falsos.

    • Conhecimentos Acadêmicos: o personagem detém conhecimentos acadêmicos em alguma dessas áreas: Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Direito, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Mecânica, Medicina, Psicologia, Química ou Teologia. Especifique a(s) área(s) de conhecimento.

    • Cirurgia: o personagem possui conhecimento para efetuar cirurgias, de acordo com seu nível de complexidade.

    • Culinária: o personagem possui dotes culinários.

    • Etiqueta: o personagem possui conhecimentos das normas de conduta e de etiqueta.

    • Falsificação: o personagem é capaz de falsificar objetos.

    • Fármacos: o personagem possui conhecimentos sobre remédios e ervas medicinais.

    • Improvisação: o personagem é capaz de improvisar objetos para efetuar outras funções que eles não possuíam.

    • Investigação: o personagem consegue conduzir investigações, tendo capacidades dedutivas.

    • Navegação: o personagem possui conhecimentos de navegação.

    • Ofício: o personagem possui algum ofício, ou alguma profissão específica. Especifique.

    • Primeiros-Socorros: o personagem possui a capacidade de fazer os primeiros-socorros.

    • Sobrevivência: o personagem possui práticas de sobrevivência em locais selvagens ou inóspitos.




  • Perícias Sociais

    • Intimidação: o personagem é capaz de intimidar os outros, podendo retirar informações destes.

    • Jogatina: o personagem é bom em jogatinas, podendo até ganhar dinheiro com isso, e podendo usar de habilidades como o blefe, por exemplo.

    • Lábia: o personagem possui habilidades de convencimento pela fala.

    • Percepção: o personagem vive atento a tudo e a todos, percebendo detalhes que outros não notariam.

    • Resistência a Torturas: o personagem é capaz de resistir a torturas, podendo manter informações seguras deste tipo de influência.

    • Sedução: o personagem é capaz de seduzir personagens do sexo oposto — ou até do mesmo, quem sabe.



Se tiver sugestões de perícias que possam ser adicionadas a esta lista, vá até o tópico Fale Conosco
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